oquee.jpg

Definição de Perícia Judicial

A perícia judicial é uma atividade desenvolvida no âmbito da justiça estadual, federal ou na justiça do trabalho.  O perito é um profissional  designado pela justiça para esclarecer questões técnicas formuladas em processos judiciais. O trabalho consiste em elaborar um parecer que servirá como prova em demandas forense.

O parecer técnico é realizado por meio de  laudo, que vai integrar  as peças que compõem um processo judicial.  A atividade tem como principal característica a flexibilidade de horários para cumprir suas demandas e pode ser exercida como uma atividade extra, sem dedicação exclusiva. Desta forma, o perito pode desenvolver outras atividades profissionais em paralelo, além da perícia.

Para atuar na área é necessário apenas  possuir  título de bacharel em um curso superior, com o  registro profissional no respectivo  conselho de classe.  O administrador que atua como perito pode atuar  em causas que envolvam :

 

  • Administração Judicial;
  • Administração de Orçamentos;
  • Administração Financeira;
  • Administração Hospitalar;
  • Administração de Pessoal;
  • Relações Industriais;
  • Organização e Métodos;
  • Gestão Ambiental;
  • Administração Mercadológica;
  • Administração de Materiais.

Perito Judicial
Oportunidade de Carreira

O Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE) abre um novo mercado de trabalho para administradores: perícia judicial. Considerada uma área em expansão, a perícia judicial funciona como uma prestação de serviço à justiça estadual.  

No Ceará,  a inclusão do  administrador de empresa  na  seleção de peritos foi articulada pelo Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), que protocolou uma ação no Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), solicitando o enquadramento do profissional  para atuar como perito em causas correlatas à área.

 Em 2017, a solicitação do CRA Ceará foi atendida  e o TJ-CE editou uma portaria adicionando o administrador de empresas  no  corpo de profissionais aptos para atuar com perícia judicial. A determinação abre um novo campo de trabalho para administradores que podem atuar tanto em causas judiciais, como extrajudiciais.

O que faz?
O que faz?

O perito atua como um assessor da justiça, contratado para examinar os documentos apresentados em uma ação com o objetivo de elaborar laudos ou análises que auxiliem na sentença do caso.

Cadastro no TJ-CE
Cadastro no TJ-CE
No Ceará, os peritos são selecionados através de cadastro, realizado no site do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) e podem ser designados para atuar em qualquer região do estado.
Copyright © CRA-CE 2024. Todos os direitos reservados.

Search